<body bgcolor="#ffdeb5"><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7369317\x26blogName\x3dFat+never+more\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://danibolinha.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://danibolinha.blogspot.com/\x26vt\x3d8207074550844165644', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
The Butterfly

Régua fresquinha...

Régua nova...

Régua antiga

5.1.06

Mitos e Verdades

Beatriz Portugal


Chocolate vicia e é afrodisíaco
Mito–
O chocolate, como todos os doces, causa bem-estar. Há quem diga que o chocolate tem uma substância que, em quantidades gigantescas, produz efeito similar ao da anfetamina. As circunstâncias e as companhias são mais afrodisíacas do que as comidas. Ostras com champanha, boa música, ótima companhia: é difícil medir em laboratório qual das variáveis teve efeito afrodisíaco.

Beber qualquer líquido durante a refeição dá barriga e atrapalha a digestão
Mito
Isso é história da década de 30, quando, ao descobrir as papilas gustativas e que elas eram responsáveis pela sensação de gosto, se deduziu que delas vinha a sensação de saciedade. O raciocínio era: já que a papila 'sente' o salgado, doce, amargo, azedo, se você beber água durante a refeição 'lavará' a papila, diminuindo o contato dela com o alimento. Isso, teoricamente, faria diminuir a sensação de saciedade e portanto você comeria mais. E engordaria. Hoje já se sabe que a papila gustativa não tem nada a ver com a saciedade. Beber 1 litro de água durante a refeição vai fazer você sentir-se mal e vai retardar a digestão. Numa refeição habitual, o fato de você beber água com moderação não provoca barriga, não engorda nem atrapalha a digestão. A não ser que você parta para o exagero à beira do bizarro: existe uma condição chamada intoxicação aquosa. Você pode correr esse risco se tomar mais de 18 litros de água em um dia.

Beber água durante a refeição dilui sucos gástricos
Mito
Há um sistema de transporte de água na parede do aparelho digestivo: se você beber muita água, muita água é absorvida. Se beber pouca, e portanto houver pouca água disponível no sistema, o corpo compensa 'jogando' água para dentro de você. É essa a causa da diarréia e da desidratação. O corpo só absorve o alimento numa condição de isotonicidade. Isto é, quando a concentração das partículas das substâncias que estão no sistema digestivo está numa proporção mais ou menos semelhante às partículas que estão no sangue: o que estiver muito diluído ou muito concentrado não é absorvido até que as concentrações se aproximem.

Chá de alho cura gripe
Mito
Nenhum chá cura gripe. Chá hidrata, a hidratação torna a secreção mais fluida e facilita a expectoração. Tomando chá a pessoa se sente mais confortável.

Tomar chá ou café à noite tira o sono. Chá acalma
Mito
Depende da quantidade e do hábito da pessoa. Quem está acostumado a tomar café não perde o sono, quem não está acostumado fica superestimulado. Chá de camomila, erva-doce e outros chás brancos são os melhores para acalmar. Chá-mate e os chamados chás pretos provocam efeito parecido com o da cafeína, portanto não acalmam. Já o açúcar aumenta a produção de serotonina no cérebro, e acalma.

Preparar alimentos em panelas de alumínio é perigoso para a saúde
Mito
As panelas têm uma película que protege a comida do alumínio. A quantidade de alumínio liberado é insignificante e insuficiente para fazer mal à saúde.

Carne vermelha e de porco sempre fazem mal à saúde
Mito
Depende da carne. Se você comparar lombo de porco magro, assado, e frango frito com pele, o lombo de porco é melhor. A carne vermelha em geral tem mais gordura do que a de peixe. Mas é só comer com moderação e variar o tipo de carne da dieta.

Quem tem problemas gástricos deve tomar leite em vez de suco de laranja
Verdade –
O leite pode ser bom em pequenas quantidades. Em excesso, pode piorar o problema, já que demora para ser digerido. Quando a proteína do leite fica muito tempo no estômago, mais ácido clorídrico é liberado para fazer a digestão. Como o leite é alcalino, num primeiro momento pode aliviar, neutralizando o ácido; mas não cura. Quem está bebendo muito leite para curar gastrite deve procurar o médico. Existe remédio para esse problema. Já o suco de laranja não piora a gastrite, porque é bem menos ácido do que o ácido clorídrico do estômago. O ácido da laranja é muito fraco e acaba até funcionando como uma substância alcalina, porque você mistura um ácido forte com um ácido fraco e diminui a acidez. O que pode fazer mal é o excesso do suco de laranja ou de leite.

Adultos não precisam tomar leite de vaca
Verdade
A rigor não, mas leite é bom pelo cálcio e pela proteína que contém. Quem não gosta de leite pode substituí-lo por um bife de filé mignon com alcaparras. O bife tem proteínas e alcaparras têm mais cálcio do que qualquer outro alimento.

Leite é indicado para desintoxicação
Verdade
O leite tem muita proteína e muitas das drogas venenosas têm ligação protéica, isto é, são capazes de se ligar à proteína. A proteína do leite retardará a absorção do veneno; mas é claro que o veneno ainda estará no corpo.

Mamão e ameixa soltam o intestino
Verdade
Frutas tem muitas fibras e são as fibras que fazem o instestino funcionar. Se você comer um prato de salada, om efeito será o mesmo, já que as folhas tembém têm fibras.

Alface e maracujá são calmantes
Sobre a alface é Mito. A alface é praticamente água. Sobre o maracujá, é Verdade. O maracujá contém substância calmante. Mas você precisaria comer muito maracujá para ingerir a substância em quantidade suficiente para se acalmar. Um suquinho de maracujá não acalma, é psicológico. O açúcar sim, acalma: aumenta a produção de serotonina no cérebro.

Freddy Goldberg Eliaschewitz é chefe do departamento de endocrinologia do Hospital Heliópolis (SP) e coordenador médico do Núcleo de Terapia Celular e Molecular do Instituto de Química da USP (Universidade de São Paulo). Maria Cristina Ribeiro Morales é nutricionista da clínica do Dr. Freddy.

Fotos: Sérgio Carvalho/Editora Globo; Stela Morato/Editora Globo; Roberta Dabdab/Editora Globo; J. Moure/Editora Globo; Raphael Falavigna/Editora Globo


posted by Dan @ 12:56 PM


footer